quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Capital Fashion Week: Palestra sobre a internacionalização da Havaianas no segundo dia

O segundo dia do CFW foi recheado exclusivamente de palestras, deixando os desfiles "de lado" por um momento.
Das 4:00h da tarde até as 8:00h da noite foram discutido temas como a moda brasileira no mercado internacional, mercado de luxo X mercados emergentes e a pesquisa do setor do vestuário de Brasília feita pelo orgão de pesquisas Sebrae. Mas a minha palestra preferida, por mais que eu não a tenha assistido (não fui no segundo dia... fiquei em casa com a cara nos livros. Afinal, eu não só estou cobrindo o maior evento de moda do Centro-Oeste, mas também to ralando pra semana de provas da minha escola :/ ) foi a ultima do dia, apresentada por Angela Hirata, a mulher que fez a marca Havaianas acontecer.

Angela Hirata contando sobre sua tragetória. (Foto: Finíssimo)
Angela contou toda sua história e respondeu a pergunta que continua rondando a cabeça de muita gente: Como ela conseguiu transformar as chinelas de dedo, que antes eram consideradas "calçados de pobre" em ícones de estilo? E mais: Como ela conseguiu fazer com que uma marca genuinamente brasileira (apezar do nome) tomasse a dimensão que tomou, tendo lojas em Paris, na Gelerie Lafayete, ao lado de grifes como Chanel, Dior e Louis Vuitton?
E o segredo está na ousadia e na criatividade! Imaginem, exportar para poucos países de cada continente (incluindo EUA, França, Itália e Inglaterra) uma coisa que antes era desconhecida; sandálias de dedo relacionadas a estilo e moda. Ela assumiu que sentiu medo, mas não podia demonstra-lo.
E não parou por aí! Para transformar as Havaianas no cartão postal brasileiro ela apostou firme na divulgação e propaganda com celebridades. Até mandou modelos de luxo para vencedores do Oscar nos anos de 2004, 2005 e 2006! Uma grande sacada, né?
E pra terminar, encerrou a palestra com a frase mais simpática e humilde possível "Hoje sou uma mulher realizada porque concretizei meu sonho de ter o produto brasileiro reconhecido no mercado lá fora. E outras pessoas podem também fazer o mesmo ou melhor.". 
Virou ou não virou uma inspiração? Aii gente, queria ter conhecido essa mulher!

5 comentários:

  1. realmente uma inspiração, e quem imaginava mesmo que um chinelo de dedo ia ser a sensação que nem é hoje, quantos atores famosos são fãs assumidos da marca né?

    ;*

    http://addictionnails.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei seu blog, de verdade já foi pros meus favoritos!
    já estou te seguindo!
    Passa lá no nosso blog também, a visita será muito bem vinda, beijos!

    mylittlerworldq.blogspot.com

    Babi

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca por havaianas, adoro mesmo.

    cravoycanella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que pena que eu não pude ir, na faculdade eu fiz um trabalho sobre a Havaianas que foi maravilhoso.
    http://boutikevanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei triste de ter perdido essa palestra, mas infelizmente a blogueira aqui tem que estudar!
    Isso até me fez lembrar que eu to precisando comprar umas havaianas novas! hahaha

    ResponderExcluir