terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Minha nécessaire de verão

Ano passa, ano vem, o verão sempre ganha uma cara diferente. Acho que isso tem um pouco haver com aquele senso comum que falei no post sobre tendências pra estação, mas parece que sempre que chega o quadrimestre mais quente do ano todo mundo tem uma vontade nem que seja pelo menos parecida em relação à beleza. Se ano passado todas estavam morrendo por um batom laranja e uma make neon anos 80, agora a ideia simplificou e a cara lavada é nossa base de inspiração. Não que todo mundo esteja estático pra sair na rua sem maquiagem, claro que não, mas eu tenho notado que a mascara que cobre nossos rostos ficou bem mais leve, aerada, fresca e iluminada. 
Esse espirito me ajudou a montar minha nécessaire de verão, que tenho carregado comigo solenemente para cima e para baixo nas minhas ultimas viagens. Essa nécessaire vive de um mantra estruturado quase que como uma equação; pele leve e iluminada + olhos marcados em tons de marrom + bronze e iluminador até no ouvido. Simples e ridiculamente rápido (juro, nunca me maquiei tão rápido em todos meus 15 anos de pivetagem no mundo dos pincéis)


Bases leves de construção em camadas: Uma das maiores mudanças que esse verão causou na minha rotina de maquiagem foi na área da pele. Eu praticamente reestruturei e reconstruiu tudo o que eu sabia e acreditava quando o assunto eram bases, pós, corretivos, blushes, iluminadores, bronzers e pá. Começando por baixo, aprendi a usar (e amar!) a famigerada Face & Body da MAC e finalmente entendi o alvoroço que ronda esse produto; ela é feita a base de água, ou seja, é leve, fina e molhada. De primeira, as matte freaks podem ter um ataque ao passar a camada inicial na pele, porque ela é super molhada mesmo. Mas depois de alguns segundos a sensação seca e o produto é ativado de uma maneira usável. Algumas pinceladas de pó na zona T são mais do que o suficiente para cobrir essa base. Também estou gostando muito do BB Cream da Maybelline. Ouvi criticas muito boas sobre esse produto e acabei gostando bastante! Mais uma vez, ele é super leve. Ideal para os programas que envolvem água; praia, piscina, não precisa mais do que isso e um bom bronzer 
Bronzer, iluminador e blush pra uma pele de sereia: A base é apenas um dos fatores dessa equação que é a pele de verão. Depois dela (e das batidinhas de pó que a mulher brasileira não consegue abrir mão hahaha) vem um bronzer bem marcado nos traços das maças do rosto, iluminador iridescente por cima do mesmo traço e só um pouquinho de blush no centro das bochechas e na ponta do nariz. 
Olhos "nada" com uma leve definição em marrom: Depois da pele pronta, não tem realmente muito mais o que se fazer. Para o dia, eu coloco um rímel incolor e pronto. Mas se a ocasião abre espaço para uma definição extra, esfumo lápis marrom pela linha d´água e completo o acabamento com uma linha fina de delineador e mascara escura. Não estou mais passando lápis dentro, porque sinto que isso faz com que toda a maquiagem do olho desmorone precocemente. 
Sim, isso é muito pouco em comparação ao que eu uso no meu cotidiano de meia estação brasiliense, mas agora que estou viajando para lugares super úmidos senti a necessidade de fazer algumas poucas alterações nesse processo. E estou muito feliz! Me maquiando mais rápido do que nunca e obtendo um resultado super natural e despretensioso. Acho que vou levar essa nécessaire um pouco mais adiante esse ano :)

6 comentários:

  1. Adoro ver o que compõe as necessaires alheias hahaah
    Ótimos produtinhos ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tambem sou louca por iluminadores!
    Clara

    ResponderExcluir
  3. Gostei...ultimamente não tenho mais gosto para ficar me maquiando e blablablá...passo apenas um rímel incolor , um blush , e um gloss...kkk

    ResponderExcluir
  4. Teddy querida, preciso da sua ajuda. Sei que existem 1.000.000.000 de dicas e vídeos ensinando as pessoas se maquiarem para qualquer evento que se possa imaginar, mas sou tapada mesmo e gostaria que me desse uma help com isso. Eu tenho algumas dúvidas sobre maquiagem (sou um zera à esquerda nessa área), umas delas é, o primeiro passo do make é limpar e tonificar o rosto (certo?), mas e quem tem cravos no nariz e espinhas? Precisa de algum tratamento antes ou continua a maquiagem e ignora isso? Outra, onde eu acho um bom hidratante pro rosto que seja bom? O hidratante é usado após a limpeza facial? Por favor me ajude! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Hahaha, tudo bem! Olha, pra quem tem cravos no rosto (e eu sei bem o que é isso!) eu recomendo fazer uma boa limpeza de pele regularmente. Ajuda muito e mantém essas chatices sob controle. Mas na hora de preparar a pele, eu recomendo que você use produtos para pele acneica, seu dermatologista indicará os mais apropriados.
      Quanto ao hidratante, isso vai de pele pra pele, de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo, tenho a pele um pouco oleosa, então substituo o hidratante por uma água termal, que além de hidratar também refresca. Independente de qual marca você preferir, lembre-se sempre de procurar por um hidratante oil free (isso vale para filtros solares também) que não vai obstruir seus cravos. E sim, o hidratante é o ultimo paço da preparação da pele, depois é só passar um bom primer e começar a maquiar!
      Quaisquer outras dúvidas eu to aqui pra isso ok?
      Beijos :)

      Excluir
  5. Agora que voltei pra Brasília o verão meio que ficou pra trás e eu estou voltando um pouco às bases mais foscas e menos iluminador, mas a vontade de verão persiste! Hahaha
    Beijos e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir