sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pra saber diferenciar as fragrâncias

Antes que vocês voem no meu pescoço (a internet e seus milagres, estrangulando blogueiras virtualmente desde 2005) por não publicar hoje a primeira parte do post das compras, eu me justifico; esqueci de fotografar algumas bolsas e óculos que irão aparecer o post. Tinha planejado de fazer isso hoje assim que chegasse da escola. Porem, como a Lei de Murphy (Lady pros íntimos) adora me fazer uma visitinha quando da, acabei chegando em casa lá pelas 8 horas da noite (a pouco tempo atrás, na verdade), ou seja, sem minimas possibilidades de fotografar qualquer coisa.
Mas, como a blogueira aqui está sempre preparada para tudo (podem parabenizar, hahaha), não ia deixar vocês órfãs de post logo numa sexta-feira e dei pra desenterrar da minha lista de ideias um post para saciar as necessidades diárias de informação, haha.
Vocês sabem que eu sou completamente viciada por perfumes, bem mais do que a maioria das pessoas. Pra mim o universo das fragrâncias é extremamente fascinante e por todo esse amor eu estou sempre em busca das maiores novidades e lançamentos. Mas esse amor vai alem de meros frascos de cristal e caixinhas bonitas; eu gosto de descobrir mais sobre uma fragrância, sobre sua criação, sobre sua inspiração... Não é a toa que minha leitura atual é "O Segredo do Chanel No. 5" (mal comecei mas já recomendo!). E uma coisa que sempre me intrigou foi a classificação dos perfumes (eau de toilette, eau de parfum...), vocês também não? Fiz um google básico e achei as definições de cada um, do mais forte ao mais fraco.



FORTES
→ Extrato: Com a concentração de quase 50% (momento OMG!!!) o Extrato é difissílimo de se achar, não é todo lugar que vende (principalmente no Brasil onde o clima é tropical). Não é muito usado hoje em dia, mas nas cortes reais de 1800 era suuuper badalado!
→ Perfume: Também dono de uma concentração impressionante (mesmos quase 50%) e de uma fixação de cair o queixo ( de 10 a 20 horas, bebé), o Perfume acabou apelidando todas as outras fragrâncias, até as bem menos providas de duração, haha.

INTERMEDIÁRIOS
→ Eau de Perfum: É bem menos concentrado que os dois acima, mas ainda assim é bem potente; dura de 6 a 8 horas e a concentração varia entre 10% e 20%.
→ Eau de Toillete: É o mais indicado para países tropicais com o Brasil por ter a concentração beeem mais diluída, variando entre 7% e 10%. Também é o melhor para se usar durante o dia, durando em média 4h-6h.
LEVES
→ Colônias: É o mais adequado para dias quentes e exercícios físicos, pois tem a concentração de apenas 7%. Não uso muito porque tenho uma certa neira com "perfumes" de pouca concentração, nunca me sinto cheirosa o bastante com eles.
→ Eau de Cologne: Ok, esse é o mais fraco do mais fraco do mais fraco de todos os perfumes! Ideal pra quem não gosta muito de passar perfume (sei que existe, mas não entra na minha cabeça...) ou tem alergia.
Isso ajuda muito não apenas na hora de comprar um perfume, mas também de escolher qual deles vai usar para cada tipo de ocasião. Afinal, acho que uma das coisas mais cafonas é fazer exercício de Angel ou sair para um brunch toda trabalhada no Alien (aliás, são dois perfumes muito queridos pra mim, mas que em hipótese alguma usaria de manhã).
Por um mundo onde os perfumes sejam apreciados, comprados e usados de uma maneira mais digna e condizente! hahaha

4 comentários:

  1. Eu tbm sou apaixonada por perfumes, tenho 6 frascos cheios sem contar os que estão na metade, ainda bem que a minha mãe me ajuda ( e adora tbm!) nessa coleção rsrs Mas não sei o que acontece, acho que eu acabo acostumando com o cheiro e parece que nenhum perfume fixa em mim, o único foi do DNKY Men e o Marina de Bourbon, de resto nada! rs

    Participa do meu 2º Sorteio?! =)

    http://licordecerejamakeup.blogspot.com/2012/02/sorteio-mehreje.html

    Beijos e que Deus de abençoe ♥

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esse tipo de definição ajudará na hora das compras. Eu prefiro os Eau de toillete.

    ResponderExcluir
  3. a arte de apreciar perfumes vai muito além de simplesmente comprar um da moda e usá-lo... é preciso entender a fragrancia, saber como e quando usa-la, se é apropriado ao seu estilo... concordo SUPER com voce!! pra se usar um perfume corretamente é preciso entender o minimo possivel sobre eles!
    beijos, querida! :)

    ResponderExcluir
  4. Oie!!

    Seu blog é muito lindo, repleto de conteúdos incriveis :)
    E já estou seguindo, é claro!

    Ficarei muito feliz se puder visitar e seguir o meu também!

    Tenha um maravilhoso feriadão!
    Beijo grande.

    http://samifobia.blogspot.com/

    ResponderExcluir